Asma é uma doença crônica que acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, que são os canais por onde o ar passa até chegar nos pulmões, fazendo com que fiquem inflamadas, inchadas e produzam muco, ou secreção extra. Isso pode causar dificuldade para respirar, tosse e falta de ar.A asma (também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”) é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões).
Quais os sintomas de asma grave
- respiração curta e acelerada – o paciente precisa respirar mais vezes e de forma mais acelerada para poder sentir que está inalando o ar;
- respiração ruidosa – o paciente produz sibilos ou sons diversos ao respirar;
- falta de ar e dificuldade para respirar;
- tosse;
- dor no peito;
Falta de tratamento para asma pode causar pneumonia
“Quando não tratada, tende a piorar, os brônquios se inflamam e os sintomas aparecem, principalmente aperto e chiado no peito, tosse e falta de ar”, afirma o profissional.
Qual o tipo de asma mais grave
Asma grave, ou asma grau 4, é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados – reagindo ao menor sinal de irritação.“O paciente com asma pode e deve fazer exercícios físicos. Na verdade, qualquer atividade física é bem-vinda, mas deve-se evitar esportes que possam causar exposição a algum alérgeno. Por exemplo: se for fazer natação, é melhor fazer em piscina que não seja tratada com cloro”, recomenda o pneumologista Paulo Faleiros.O ventilador não provoca esse ressecamento do ar e não traz esse tipo de incômodo e complicações. Apenas deve-se tomar o cuidado de se manter os ambientes livres da poeira para o ventilador não provocar a sua dispersão pelo ambiente e isso provocar crises nas pessoas alérgicas.
Essa patologia afeta as vias aéreas dos pulmões, limitando o fluxo de ar. Se você tem asma, o revestimento das suas vias aéreas está sempre inchado e inflamado. Por isso, é mais provável que alérgenos, fumaça, estresse, exercícios, ar gelado, entre outros fatores, tornem a sua respiração uma tarefa muito mais difícil.
Como é a tosse da asma
Durante uma crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.A maioria dos asmáticos pode ter uma vida normal, exatamente igual a de pessoas da mesma idade que são saudáveis e não têem asma. Além disso, a grande maioria dos asmáticos não precisa se privar de nada.Ele ainda diz que a asma pode estar num nível preocupante se o paciente apresentar os sintomas por três vezes na semana e ter necessidade de utilizar medicação broncodilatadora.
A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo. “Com um travesseiro que preencha completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão e outro entre as pernas semiflexionadas, essa postura favorece o total alinhamento da coluna, desde a cervical até a região lombar.
A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo. “Com um travesseiro que preencha completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão e outro entre as pernas semiflexionadas, essa postura favorece o total alinhamento da coluna, desde a cervical até a região lombar.
Asma noturna
Em geral, a crise noturna ocorre devido ao resfriamento das vias aéreas, aumento da exposição aos alérgenos, posição reclinada do corpo favorecendo o refluxo gastroesofágico associada à apneia do sono ou ronco.
Qual é o remédio bom para asma
Os principais remédios para controlar a asma que podem ser indicados pelo médico são:
- Corticoides inalatórios.
- Broncodilatadores inalatórios de ação longa.
- Antileucotrienos.
- Imunossupressores.
- Xantinas.
- Broncodilatadores inalatórios de ação curta.
- Corticoides de ação sistêmica.
- Antimuscarínicos.
É bastante comum ainda pacientes relatarem muito cansaço aos médicos. “Esses portadores têm falta de ar, ou seja, dificuldade para respirar devido ao mau desempenho da musculatura respiratória”, explica o pneumologista. A falta de oxigenação atrapalha a liberação de energia para o corpo, o que acaba levando ao cansaço.Aerolin xarope é indicado para o controle e prevenção do ataque asmático e proporciona alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema. AEROLIN 2MG/5ML É UM MEDICAMENTO.