Perfurações do tímpano são causadas por infecções do ouvido médio e lesões. A perfuração causa dor de ouvido súbita, às vezes com sangramento no ouvido, perda de audição, ou ruído no ouvido. Os médicos podem ver a perfuração com um otoscópio.A perfuração causa dor de ouvido súbita, às vezes com sangramento no ouvido, perda de audição, ou ruído no ouvido. Os médicos podem ver a perfuração com um otoscópio. Geralmente o tímpano se cura sozinho, mas às vezes é necessário um reparo cirúrgico.
Geralmente quando uma pessoa sente estalos no ouvido é que provavelmente está com DTM ( Disfunção temporomandibular ) . Isso acontece quando a mandibula , que é esse único osso móvel entre a cabeça e o pescoço que faz a pessoa abrir a boca.
Isso pode causar um ouvido entupido, perda auditiva e um zumbido no ouvido. Algumas dicas bem simples podem ajudar você a aliviar o ouvido entupido. respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido.
É fácil estourar o tímpano
Por ser muito sensível e fino, o tímpano pode ser perfurado facilmente! Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea – que fica no ouvido interno.O uso inadequado de cotonetes pode oferecer diversos problemas para saúde. Entre eles infecções, que podem variar, sendo leves ou graves e lesões membrana timpânica, que perfuram os tímpanos e necessitam de cirurgia para correção”, explica o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, do Hospital Beneficência Portuguesa.A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).
A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d'água.
Como saber se o ouvido está inflamado ou infeccionado
Como identificar um ouvido inflamado
- Dores locais: o ouvido pode ter uma dor característica, seja pulsando ou latejando, seja durante um movimento ou durante o sono.
- Febre: febres são sinais que há algo de errado com nosso organismo.
- Mal-estar: calafrios, suores, tontura, dores musculares e fadiga.
Em muitos casos, a perfuração do tímpano pode se curar sem causar perda auditiva para o paciente. Mas dependendo de onde o rompimento da membrana acontecer, pode ocorrer alguma sequela.A causa mais comum de perfuração no tímpano é a infecção de ouvido, também conhecida como otite média ou externa, mas também pode acontecer ao se introduzir objetos no ouvido, o que afeta especialmente bebês e crianças, pelo uso indevido do cotonete, num acidente, explosão, ruído muito forte, fraturas no crânio, …
Limpar os ouvidos com hastes flexíveis, os famosos cotonetes, pode até parecer à primeira vista um ato inofensivo, mas se a pessoa tiver o costume de fazer isso diariamente, pode vir a ter lesões ou até mesmo a perda da audição.
Por ser muito sensível e fino, o tímpano pode ser perfurado facilmente! Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea – que fica no ouvido interno.
Sintomas
- Diminuição da audição.
- Sensação de ouvido entupido.
- Coceira no ouvido.
- Dor de ouvido.
- Tosse.
- Zumbido.
- Tonturas.
Porque o ouvido da gente coça tanto
A coceira no ouvido também pode ser causada por infecções provocada por fungos, dermatite crônica, excesso de cera e ainda alergias. Em caso de coceira intensa no ouvido, consulte o/a médico/a de família, clínico/a geral ou otorrinolaringologista para que a causa da coceira seja devidamente diagnosticada e tratada.Pode pingar álcool no ouvido De acordo com o Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal, colocar objetos ou líquidos no ouvido é sempre um risco. “Isso deve ser feito somente de modo indicado explicitamente pelo médico”, explica.A dipirona é um analgésico para alívio da dor no corpo todo de forma geral, devendo ser utilizado por boca ou via endovenosa (na veia). Não tem ação local no ouvido, para isso existem outras medicações.