A Caixa informa que o cancelamento do crédito do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) — chamado de "desfazimento" pelo banco — não pode ser desfeito. Por isso quem está em dúvida se utiliza ou não esse dinheiro não deve pedir cancelamento. Melhor não fazer nada.Solicitação de liberação
Os pedidos de saque podem ser feitos pelo aplicativo do FGTS, além disso, é possível tirar dúvidas pelo aplicativo no menu “Saque Extraordinário”. Após a solicitação, o dinheiro será transferido para a conta do Caixa Tem em até 15 dias. No momento, a consulta pelo site da Caixa está desativada.
Se o trabalhador fez alguma retirada do saque extraordinário, em qualquer quantia, o saldo restante permanece na conta do Caixa Tem. O dinheiro também não será devolvido à conta do FGTS nos casos em que o trabalhador solicitou o saque extraordinário no App FGTS, mesmo que não tenha feito o saque depois.
Trabalhadores que não quiserem receber até R$ 1.045 referentes ao saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) podem informar a decisão à Caixa Econômica Federal ou aguardar até que a quantia creditada seja estornada.
Como cancelar o saque extraordinário do FGTS pelo aplicativo
Como cancelar o Saque Extraordinário do FGTS
Desça a tela até encontrar a opção para devolver o valor e toque em “Solicitar cancelamento”; Na tela de cancelamento, toque em “Continuar” para avançar com a solicitação; Uma janela de confirmação será aberta.Você pode voltar para o saque-rescisão
O trabalhador somente poderá voltar para o saque-rescisão após um período de 2 anos e 1 mês. Ou seja, se você optou pela modalidade saque-aniversário em 2021 e mudar em 2023, somente em 2025 poderá voltar a sacar o valor total disponível em caso de demissão.Canais de atendimento
- App FGTS (a partir de 8 de abril) e agências: – Consultar o valor a ser creditado; – Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
- Site fgts.caixa.gov.br (a partir de 8 de abril): – Consultar se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS;
Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.
Como que eu faço para cancelar o saque aniversário
Cancelamento da modalidade
Na prática, após optar pela modalidade, o cidadão deverá aguardar um total de 24 meses (2 anos) para conseguir o cancelamento definitivo do saque-aniversário, e assim retornar ao saque-rescisão.Na prática, após optar pela modalidade, o cidadão deverá aguardar um total de 24 meses (2 anos) para conseguir o cancelamento definitivo do saque-aniversário, e assim retornar ao saque-rescisão. Por fim, confira os prazos de saque da modalidade de 2022, conforme o mês de aniversário do adepto.Como faço para recusar o benefício O saque é opcional. Se o trabalhador quiser o dinheiro, pode recusar remotamente por meio do Aplicativo FGTS ou presencialmente em uma agência da Caixa.
Assim sendo, o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário, ao ser demitido, não terá mais a possibilidade de resgatar o saldo no momento da rescisão do contrato de trabalho.
Quem aderiu ao Saque-Aniversário pode sacar a multa rescisória Ao fazer a opção pela modalidade Saque-Aniversário, o trabalhador deixa de poder sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. No entanto, a restrição não atinge a multa rescisória.
Para isso, você deve clicar na tela do “Saque Extraordinário” e selecionar a função de reembolso do crédito. Ademais, a solicitação deve ser feita até o dia 10 de novembro de 2022. Depois desse período, não é possível usar a quantia.
Quem optou por saque aniversário tem direito ao saque extraordinário
Sim, mesmo quem realizou o saque-aniversário poderá receber o saque-extraordinário. Mas o valor pode variar de acordo com o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador.Trata-se do saque-aniversário e do saque extraordinário, duas modalidades de retirada do saldo do FGTS disponibilizadas pela Caixa. Quem nasceu em julho e optou pelo saque-aniversário pode receber neste mês o benefício. E é possível ter acesso também ao saque extraordinário.Quem optou pelo saque-aniversário pode receber seguro desemprego Quem optou pelo saque-aniversário e foi demitido sem justa causa, pode receber o seguro-desemprego.