As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares.A ação fundamental realizada é a de agarre e suas derivações (torções, chaves, imobilizações, projeções, etc.). São exemplos: judô, jiu-jitsu, sumô, luta olímpica (Wrestling), entre outras.
Treinador Renan Hora explica o que muay thai, boxe, jiu-jítsu, capoeira e karatê podem fazer por você Não é de hoje que as lutas têm a preferência de quem quer entrar em forma e ganhar condicionamento físico e saúde.
7 tipos de artes marciais para autodefesa
- Jiu-Jitsu. O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que utiliza golpes em forma de alavanca, pressões e torções para derrubar o oponente, sendo o seu principal objetivo derrubar e dominar o adversário.
- Muay Thai.
- MMA.
- Kickboxing.
- Krav Maga.
- Taekwondo.
- Karatê
Como é definido a luta
As Lutas podem ser definidas como o conjunto de práticas corporais caracterizadas pelo combate corpo a corpo com o objetivo de, mediante a utilização de determinadas técnicas e estratégias, atingir, desequilibrar, imobilizar ou deslocar o opoente de um determinado espaço.Existem dezenas de tipos, mas as mais conhecidas são: Judô, Taekwondo, Karatê, Krav Maga, Jiu-jitsu, Muay Thai e Kung Fu. Elas surgiram como técnicas de defesa orientais voltadas para a luta individual e se espalharam pelo mundo como atividades físicas eficientes e modalidades esportivas.Existem várias lutas genuinamente brasileiras. A capoeira, o Huka Huka e o Jiu-jitsu brasileiro, são alguns exemplos.
AS LUTAS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS SISTEMATIZADAS, VIVÊNCIAS LIMPAS, COM REGRAS ESTABELECIDAS, TRADIÇÕES, REALIZADAS EM LOCAIS APROPRIADOS, ONDE A DISPUTA BASEIA-SE NO RESPEITO ENTRE AS PESSOAS.
Qual é a importância da luta
Porém as lutas além de serem modalidades esportivas também estão presentes no nosso dia a dia, como por exemplo a luta por território, a luta por um emprego, entre outros exemplos. Ela além de proporcionar aos alunos uma melhor condição física e motora, também pode ajudar na formação de um cidadão melhor.Nas lutas há sempre o enfrentamento físico direto. Um lutador se coloca como oponente do outro e tem no corpo do outro seu objetivo central. Em oposição direta, ambos buscam subjugar o outro em um combate com regras muito bem definidas.Existem dezenas de tipos, mas as mais conhecidas são: Judô, Taekwondo, Karatê, Krav Maga, Jiu-jitsu, Muay Thai e Kung Fu. Elas surgiram como técnicas de defesa orientais voltadas para a luta individual e se espalharam pelo mundo como atividades físicas eficientes e modalidades esportivas.
Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração.
Os principais tipos de luta
- Muay thai.
- Karatê
- Jiu-jitsu.
- Taekwondo.
- Kung fu.
- Capoeira.
A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades. O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana.