Antes de elencar as 5 regras da natação, vou contar algumas curiosidades. A piscina olímpica, usada em Jogos Olímpicos e Mundiais necessariamente deve ter 50 metros de comprimento por 25 de largura. Outra curiosidade é a profundidade da piscina, que deve ter 3 metros.A natação é um esporte com muitas regras. Mas as principais são as medidas de uma piscina, que deve ter, pelo menos, 50 metros de comprimento, 25 de largura e 3 de profundidade para ser considerada olímpica. Além disso, cada modalidade de nado tem movimentos que tecnicamente representam aquela técnica.
Cite as 3 regras mais importantes da natação
- A medida que o atleta queima a saída duas vezes.
- Quando as duas mãos não batem na borda da piscina ao mesmo tempo nas modalidades peito e borboleta.
- No momento em que nenhuma parte do corpo do atleta encosta na borda da piscina durante a virada.
Regras principais:
Alguma parte do nadador tem que tocar a parede ao completar cada volta e no final. Não é permitido tomar impulso no fundo da piscina. Alguma parte do corpo do nadador tem que quebrar a superfície da água durante a prova, exceto durante a volta e nos primeiros 15 metros após a partida e cada volta.
Qual é o principal objetivo da natação
É considerada um dos exercícios mais completos por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. Oferece vários benefícios como: liberação de tensões, resistência muscular, diminuição do estresse, do colesterol e da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea.Um dos primeiros registros data de 1696, quando o francês M. Thevenal descreveu uma maneira singular de nadar, semelhante ao nado de peito praticado atualmente, que consistia em movimentos de pernas e braços parecidos com os de uma rã.Você conhece os 4 estilos da natação
- Livre. No estilo livre ou crawl, o nadador fica com a barriga para baixo e bate os pés alternadamente, para cima e para baixo, em movimentos curtos.
- Costas.
- Peito.
- Borboleta.
- Um pouco de história.
A natação sincronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.
Quais são os tipos de natação
Você conhece os 4 estilos da natação
- Livre. No estilo livre ou crawl, o nadador fica com a barriga para baixo e bate os pés alternadamente, para cima e para baixo, em movimentos curtos.
- Costas.
- Peito.
- Borboleta.
- Um pouco de história.
Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. No nado crawl, o peito fica submerso, as batidas de pernas são alternadas, os braços são alternados simultaneamente. A força dos movimentos das pernas é de cima para baixo.NATAÇÃO – vem do Latim natare, “banhar-se, nadar, encher dágua”. A maioria das competições desta modalidade são feitas em piscinas, cujo nome vem do Latim pisces, “peixe”.
É considerada um dos exercícios mais completos por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. Oferece vários benefícios como: liberação de tensões, resistência muscular, diminuição do estresse, do colesterol e da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea.
Conheça os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito
- CRAWL. Leia Também.
- COSTAS. Esse estilo é marcado pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina.
- BORBOLETA.
- PEITO.
Não se sabe ao certo quando surgiu a natação, mas os registros históricos mostram pinturas rupestres sobre natação datadas há cerca de 7 mil anos. Há também referências escritas sobre a prática de 2 mil a.C. Agora, de fato, a natação como competição começou na Europa, por volta de 1.800.
Qual é o nado mais difícil
Há quem chame também de nado golfinho. De todos os tipos de nado, é o que apresenta maior dificuldade, porque exige mais força. Em resumo, as pernas fazem movimentos ondulatórios e ficam submersos.Um dos primeiros registros data de 1696, quando o francês M. Thevenal descreveu uma maneira singular de nadar, semelhante ao nado de peito praticado atualmente, que consistia em movimentos de pernas e braços parecidos com os de uma rã. O nado de costas teve sua primeira forma criada em 1794, pelo italiano Bernardi.História da Natação
A capacidade de nadar possibilitou avanços em questões relacionadas à sobrevivência e desenvolvimento humano. Possibilitou superar obstáculos (rios e lagos), adquirir alimentos (pesca) ou, mesmo, evitar afogamentos (enchentes ou quedas em rios).