“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr.Em casos mais extremos, o cansaço pode causar a perda da memória e reduz a capacidade motora, podendo colocar nossa vida em risco (principalmente quem opera máquinas e veículos). Portanto, como falamos anteriormente, estar sempre cansado pode ser algo comum, mas não é normal.
Sintomas do cansaço excessivo
Se sente exausto após esforços banais. Acorda desanimado, como se o tempo de sono não tivesse efeito reparador. Em sua rotina, são comuns sensações de fraqueza, apatia e preguiça. Tem muita dificuldade de vencer a sonolência durante o dia.
O cansaço mental pode ser mais perigoso que o físico, pois é mais difícil de reverter. Enquanto o físico requer apenas períodos de repouso para o corpo, descansar a mente não é tão simples. Em especial porque o cérebro nunca para de funcionar, nem mesmo durante a noite.
Qual exame detecta cansaço
“Os exames geralmente necessários para investigar são exames de laboratório como hemograma, teste de glicemia, de função hepática, renal e tireoide”, explica Dr. Heitor. O cansaço que não tenha como causa uma doença pode ser prevenido através de bons hábitos de vida.Faça primeiro um check-up com um clínico geral. É bom consultar também um endocrinologista, pois pequenas alterações hormonais podem trazer fortes efeitos sobre o corpo. Caso não sejam encontradas razões de ordem física para essa fadiga persistente, aí é bom pensar em razões de ordem psicológica.A fadiga relacionada ao câncer é caracterizada por exaustão excessiva e persistente que interfere nas atividades e funções diárias. Geralmente, começa antes do diagnóstico, piora durante o curso do tratamento e pode persistir por meses – até anos – após a remissão.
A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.
O que é bom para acabar com o cansaço
6 táticas para se livrar do cansaço
- Checkups. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico.
- Hidratação.
- 3 Alimentar-se regularmente.
- Exercícios físicos.
- Dormir bem.
- Atividades prazerosas.
A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Nesse caso, o paciente se sente sempre cansado e não tem forças para realizar seu trabalho com excelência.
De forma simples, a exaustão mental e emocional ocorre devido a uma sobrecarga de informação que mantém o cérebro em estado de alerta constante. Assim, quando não fornecemos o repouso adequado ao nosso corpo, a energia se esgota, impedindo até mesmo tarefas diárias simples.
6 táticas para se livrar do cansaço
- Checkups. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico.
- Hidratação.
- 3 Alimentar-se regularmente.
- Exercícios físicos.
- Dormir bem.
- Atividades prazerosas.
Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.
Como é o cansaço do linfoma
A fadiga ou o cansaço prolongados são sintomas relativamente comuns associados a vários tipos de cancro, incluindo o linfoma não-Hodgkin. Tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia podem também fazer com que os doentes se sintam cansados e sem forças, sendo importante reconhecer se a situação se está a agravar.Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:
- Rhodiola Rosea.
- Ginseng.
- Vitaminas do complexo B.
- Melatonina.
- Sulbutiamina.
9 suplementos para dar mais energia e disposição
- Arginina. De modo geral, a Arginina está ligada ao ganho de performance em atletas.
- Ubiquinona ou coenzima Q10.
- Vitamina D.
- Complexo B.
- Creatina.
- Ferro.
- L-teanina e cafeína.
- Vitamina C.