As instruções do profeta Eliseu
A princípio, o sírio não aceitou o conselho, mas, pressionado pelos servos da sua comitiva, acabou por acatar a instrução do profeta e foi se banhar as sete vezes no rio. Naamã assim o fez e acabou por se curar inteiramente da lepra.“Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (2 Reis 5,10). A orientação, portanto trazida pelo mensageiro, dizia que Naamã deveria se banhar sete vezes no rio Jordão para que a pele fosse restaurada da lepra.
A história da cura da lepra de Naamã com sete mergulhos no Jordão, traz um lindo ensinamento sobre o poder da humildade e da obediência à palavra de Deus. Naamã apesar de ser um estrangeiro, gentio sem conhecimento do Deus de Israel, creu na pequena, mas poderosa palavra de uma jovem escrava.
Geazi se corrompe após enganar Naamã e contrai lepra.
Porque o rio Jordão era sujo
Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo – de desvio de água juntamente com aumento da poluição – aconteceu do outro lado do rio.O todo-poderoso milagrosamente livra a mulher do doença
“Deus disse que ela estaria curada após sete dias. Eu creio no que o senhor disse, e não no que vejo diante de mim”, rebaterá Zípora (Giselle Itiê). “Eu também creio. Se Deus disse que estou curada, é porque estou”, destacará Miriã.Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.
Todavia, Deus já havia revelado para o profeta o pecado do seu servo. Quando Eliseu interrogou a Geazi onde ele tinha ido, ele mentiu ao invés de dizer a verdade, e não demonstrou arrependimento algum, e por isso foi amaldiçoado com a lepra de Naamã.
Como Eliseu encontrou Geazi
Quando a mulher sunamita foi procurar Eliseu, o profeta ordenou que Geazi levasse o seu bordão e colocasse sobre o menino. Esse esforço foi em vão, porque nada aconteceu ao menino sem vida. Mas o profeta Eliseu foi pessoalmente até o menino e Deus restaurou-lhe a vida (2 Reis 4:8-37).Mas Eliseu continuou: “Geazi, você não percebe que em espírito estive com você quando Naamã desceu do carro e foi ao seu encontro Eu sei de tudo o que você fez. Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem plantações de oliveiras e de uvas, ovelhas, gado, servos e servas.quarenta anos
O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam.
Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio deságua no mar Morto. As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura, tanto do lado de Israel como do lado da Jordânia.
10 E a nuvem se desviou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou aleprosa, branca como a neve; e olhou Aarão para Miriã, e eis que estava leprosa. 11 Pelo que Aarão disse a Moisés: Ah, senhor meu, rogo-te que não ponhas sobre nós este pecado, no que agimos loucamente, e com o que pecamos.
Segundo as raízes semíticas poderia significar «a rebelde», «a forte» ou ainda a que se eleva» e mesmo «a vidente, a profetisa» ou «a Senhora», feminino de «o Senhor». Mas "miriam" poderia provir de mar yam, "gota do mar" que em latim, se tornou stilla maris e stella maris, estrela do mar.
Quem era a serva de Naamã
No entanto, a menina levada presa pela tropa de Naamã, para ser escrava na Síria, não teve o seu nome citado, nem de qual família viera. Essa menina foi levada para trabalhar na casa de uma pessoa leprosa. A Bíblia não cita o nome da menina, mas mostra o nome desse homem: Naamã.Como já foi citado, Naamã é conhecido biblicamente por ter sido curado da lepra, como também pelo seu orgulho, esse era o seu pecado.Como castigo por seu pecado, Geazi ficou leproso. No mesmo dia em que Naamã foi curado de lepra, Geazi ficou leproso. Na verdade, segundo as palavras do profeta Eliseu a lepra de Naamã se apegou a Geazi (2Rs 5.27). A lepra do general sírio nessa história bíblica desempenha um papel especial.